terça-feira, 12 de julho de 2011

NO BRASIL "O TREM" NÃO FUNCIONA...

Em bom Mineirês o titulo desse post é um trocadilho que bem exemplifica a falta de capacidade técnica das pessoas que estão a frente do ministério dos transportes e suas autarquias. Pois no dia de ontem a tal licitação da ANTT fracassou para a construção do tão esperado trem bala brasileiro.
Um dos pontos principais da falha é que na onda do me leva eu do PT para o Governo, tá faltando gente gabaritada para fazer um projeto que realmente interesse os investidores.
Projetos como esse tem custo muito alto e para a taxa de retorno do investidor ser atrativa é necessário que se tenha um projeto amplo com um escopo bem definido, um projeto de analise de riscos muito bem elaborados e que pense em situações futuras e bem reais, pois para concorrer com o modal aéreo e rodoviário é necessário bem mais atrativos para o cliente do que simplesmente o fator redução de tempo, e nesse país se tem uma coisa que o brasileiro valoriza muito alem do tempo é a questão financeira, então não adianta ter um trem bala com tarifas elevadas e que poucas pessoas vão utilizar e com os altos impostos incidentes nas tarifas vão se levar anos para o investidor pelo menos recompor os bilhões investidos, e não adianta o mesmo colocar o preço barato se não houver um transporte em larga escala para se recuperar valores.
Esta claro que esse projeto precisará de mais incentivos fiscais e participação do governo sem que cause ônus nessa participação ao consórcio.
Enquanto isso na china o governo totalitário de Pyong yang continua dando o baile na tal farra democrática brasileira, la ja passam de 04 as linhas de trem de alta velocidade.
No Brasil projetos como esse não vão para frente, devido a processos extremamente burocráticos, o envolvimento de muitos órgãos e autarquias do governo, e a corrupção, pois só não vê quem não quer ou finge que não acontece, nos 99% dos projetos na casa dos milhões no Brasil acontecem algum tipo de corrupção, a todo momento temos projetos sendo alterados e gastos públicos exorbitantes em obras que em outros países pelo mundo saem até pela metade.
No projeto Copa 2014 nenhum dos projetos seguiu projeto original e todos foram alterados aumentando os custos, apenas a cidade de Natal apresenta um projeto com valores mais próximo da realidade, pois só não vê quem não entende nada da parte de custos de um projeto que valores que estão sendo gastos estão bem fora do mercado, e o atraso nos cronogramas parece mais ser uma tática para que essas obras com valores "faraônicos" tripliquem a medida que a proximidade com a copa vai chegando.
Pois toda pessoa que entende um pouco de Construção, sabe que quanto mais rápido uma obra tem que ser feita, mais elevada é seu custo.
O BLOG atitude de cidadão alerta para mudar essa situação é preciso votar em pessoas novas, deixar os velhos politicos conhecidos de lado, votar em professores, Engenheiros, trabalhadores na educação, etc. Enquanto votarmos em romário, Sarney, Collor e tiririca o Brasil não vai para frente. Essa Copa do Mundo ao invés de ser um orgulho para os brasileiros está se tornando em um aumentador de uma divida sem fim, pois quantos empréstimos bilhionários prefeituras e governos estaduais estão fazendo... Na próxima eleição para prefeito e vereador vê se vota direito!!!!

Acesse o Link abaixo e leia mais sobre o fracasso do trem bala no Brasil: