sexta-feira, 7 de junho de 2013

Classificação ABC no Gerenciamento de Estoques

A classificação de produtos e mercados, também conhecida como classificação ABC, agrupa produtos ou mercados com características similares, a fim de facilitar o gerenciamento dos estoques. No processo de classificação, é considerado o fato de que nem todos os produtos e mercados têm a mesma importância.
 
O gerenciamento eficiente dos estoques exige que a classificação seja compatível com a estratégia da empresa e com os objetivos de prestação de serviço aos clientes. A classificação  pode basear-se em vários fatores, tais como os mais comuns são vendas, contribuição para o lucro, valor dos estoques, rotação e natureza do item. O processo normal de classificação coloca  em seqüência produtos ou mercados de forma que itens com características similares são colocados no mesmo grupo os produtos são classificados e relacionados em ordem decrescente por volume de vendas, de maneira que produtos de maior rotação (produtos com movimentação de grandes volumes) são relacionados antes dos produtos de baixa rotação.
 
A curva ABC baseia-seno raciocínio do Diagrama de Pareto, em que nem todos os itens tema e mesma importância e a atenção deve ser dada para os mais significativos.
 
Falar de sobrevivência das organizações nos dias  de hoje significa dizer que é imperativo que se utilize técnicas administrativas  que nos permitam enfrentar as diversas alterações que o ambiente operacional nos impõe.
 
Algumas tendências atuais nos permitem dizer que fatores como diminuição dos tempos de ciclo, necessidades de entregas mais freqüentes e mais rápidas, impõe desafios que devemser gerenciados com mais controle.

A classificação ABC, é uma técnica indicada para iniciarmos uma análise sobre a gestão os estoques. Do ponto de vista estratégico devemos estabelecer políticas, padrões e procedimentos relacionados a estoques mais customizados, significa dizer dar tratamento diferenciado de acordo com a sua contribuição para os resultados finais.
 
Não é pretensão deste artigo esgotar o assunto com relação a aplicação da Classificação  ABC, mas demonstrar que podemos melhorar todo o fluxo de informação e produtos por  toda cadeia de abastecimento do segmento. È o inicio de um trabalho mais amplo, queexigirá diversas ações no sentindo de garantir que a aplicação desta técnica traga vantagens competitivas para as organizações do setor.