Seguindo em nosso bloco de informações sobre Transporte e Multimodalidade, vamos seguir no Modal Hidroviário – Fluvial. Esta é uma outra opção existente, porém pouco utilizada. Para ele, existem diversos nomes (todos sinônimos), como via navegável, caminho fluvial, caminho marítimo, aquavia ou mais conhecida como hidrovia.
Nosso país possui aproximadamente 4.000km de costas navegáveis e milhares e milhares de quilômetros de rios. O Brasil é a 10ª economia mundial mas ocupa apenas o 65º lugar em competitividade de exportação. Em parte, isso ocorre devido ao sistema de transporte mal planejado e a falta da multimodalidade. As vantagens de se usar a hidrovia como meio de transporte são bem visíveis: para cada tonelada de soja transportada, gastam-se US$ 8,00 na hidrovia, US$ 16,00 na ferrovia e de US$ 30,00 na rodovia. Estas medidas valem para praticamente todos os produtos. Além disso as embarcações não tem a mesma frequência de desgaste e acidentes, como nas rodovias. No Brasil, as hidrovias não movimentam nem 1% do
total de cargas transportadas. Cerca de 43 mil km de rios são navegáveis mas somente 10 mil são utilizados.Vamos conhecer estas hidrovias e quais suas características principais:
total de cargas transportadas. Cerca de 43 mil km de rios são navegáveis mas somente 10 mil são utilizados.Vamos conhecer estas hidrovias e quais suas características principais:
- Hidrovia Taguari-Guaíba: com relação à carga transportada, esta é considerada a principal hidrovia, possuindo inclusive terminais que ajudam no transbordo de cargas.
- Hidrovia do Madeira: Afluente do rio Amazonas, o rio Madeira possui 1.056km de extensão e esta hidrovia ainda possibilita a navegação noturna.
- Hidrovia São Francisco: É a opção mais econômica de ligar o centro-oeste e o nordeste, possuindo cerca de 1.371km navegáveis. É importante reforçar que o rio São Francisco é considerado destaque no transporte aquático nacional.
- Hidrovia Tietê-Paraná: Pois é gente, o mesmo rio que é extremamente poluído aqui em São Paulo, no interior é super limpo e perfeito para navegação, lazer e pesca. Ele possui 1.250km de extensão sendo 450km no tio Tietê e 800km no rio Paraná. É um grande gerador de energia elétrica e que trouxe o progresso, mas não é tão navegável quanto os demais.
- Hidrovia Araguaio-Tocantins: durante as cheias, o rio Tocantins passa a ficar com 1.900km e o Araguaia fica com 1.100km. O rio Tocantins no estado do Pará, no trecho que se estende desde o sopé da barragem até a sua foz, em uma extensão de 250km, é navegado por classe diferente de embarcação, de maior porte.
Mas por que a hidrovia não funciona direito no Brasil? Infelizmente nossa frota é muito antiga, a falta de oferta e regularidade é muito grande além de não haver muito espaço nos estaleiros nacionais. Como podemos imaginar também, as leis são bem incompletas, o que torna o processo mais burocrático, causando um descrédito sobre a capacidade e eficiência das hidrovias.
Características importantes do transporte hidroviário:
- Produtos típicos transportados: granéis (baixo valor agregado) e não perecíveis;
- Baixo custo de transporte, quando em grande quantidade;
- Mais seguro;
- Eficiência na carga e descarga;
- Necessidade complementar de transporte (Ex: do Rio Tietê para o Porto de Santos;
- Risco de acidente das embarcações;
- Os caminhos da hidrovia já foram desenhados pela natureza;
- Tamanho do comboio a ser analisado – transposição de canais e eclusas, desmembramento e gabarito;
- Utilizado mais através de serviço com terceiros do que com serviços próprios;
- Poluição ao meio ambiente – além das embarcações acabarem poluindo muito, a construção de eclusas faz com que o ecossistema seja alterado – entretanto ele é o menos poluente;
- Privatização das UHE (Usinas Hidrelétricas) – regularização da vazão;
- Sinalização, calado e percurso noturno;
- Não abrange o país inteiro
- Realização de tratamentos da água dos rios e lagos;
- Boa manobrabilidade;
- Ampla visibilidade;
- Em casos de necessidade, recursos para desencalhe.
- 11% da demanda do transporte de cargas da Europa Ocidental é feita através de vias navegáveis;
- Na Europa, mais de 400 milhões de toneladas de produtos são transportados anualmente em mais de 26 mil km de hidrovias.
- Nos EUA, mais de 1,5 bilhões de toneladas de produto são transportados anualmente nos mesmos 40 mil km de hidrovias que o Brasil possui.
Eclusas
A eclusa é uma obra de engenharia que faz com que em uma construção seja possível que barcos subam o desçam os rios/mares em locais onde há desníveis (corredeiras ou quedas d´agua). No Brasil, temos aproximadamente 18 eclusas em quase todas as regiões do Brasil.FONTE: http://www.logisticanaveia.com.br/tag/eclusa/
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