domingo, 9 de outubro de 2011

TRANSPORTE COLETIVO NO BRASIL - MODELO GRANDE VITÓRIA

O Sistema Transcol é o sistema metropolitano de transporte coletivo integrado de estrutura tronco-alimentadora que funciona dentro da Região Metropolitana de Vitória, no estado do Espírito Santo. O sistema teve seu início em 1989 e atualmente transporta mais de 17 milhões de passageiros mensais [1] nos cinco municípios de abrangência. A operação, exclusiva através de ônibus, é realizada por 12 empresas privadas e gerenciada pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).
A CETURB-GV, pelas experiências vividas, pela memória técnica acumulada na concepção, implantação e gestão do Sistema TRANSCOL, pelo aperfeiçoamento contínuo de seus métodos de gestão durante esses 15 anos de existência, acredita que pode e deve continuar contribuindo para um transporte urbano cada vez melhor. O Sistema de Transporte Urbano de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória - TRANSCOL abrange os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, em uma área de 1.461km2 e uma população de 1.511.555(censo 2007), que representa 48,47% da população do estado do Espírito Santo.

Conheça mais o sistema de transporte de passageiros por ônibus da grande vitória pelo link abaixo:
Dentro de três anos, a população da Grande Vitória vai contar com um modelo de transporte mais rápido, eficiente e seguro. Essa é a promessa do Governo do Estado, que nesta terça-feira (31) salientou que, nesse prazo, vai implantar o primeiro trecho do Bus Rapid Transit (BRT), considerado um “upgrade” do Sistema Transcol. A expectativa é de que R$ 1,1 milhão de usuários utilizem o modelo, dia após dia.
Durante o último dia do III Fórum Empresarial de Logística, Infraestrutura e Transportes, em Vitória, o secretário de Estado dos Transportes, Fábio Damasceno, salientou que os corredores exclusivos para ônibus terão características próprias na Capital, diferentes de todos os modelos já vistos no país, e também no exterior.
“Não há receita de bolo para a aplicação do projeto. Nossa cidade tem características próprias, a começar pelo fato que os demais BRTs cruzam apenas uma cidade. Aqui, o projeto vai cruzar quatro cidades - Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica. Cada uma delas tem características de relevo, de uso do solo e de população que são bem particulares”, frisou Damasceno.
Na opinião do consultor de trânsito Wagner Colombini, convidado de São Paulo para o evento, Vitória tem a ganhar com a aplicação do projeto. “O modelo é muito interessante para esta cidade, que é uma ilha. Aqui existe uma baía aproveitável para integração com o modal hidroviário. É possível incentivar esse modelo, implantando linhas troncais com barcos e, até mesmo, pensando na integração tarifária”, opinou.
Os primeiros 31 quilômetros de corredores exclusivos devem priorizar as áreas mais afogadas da cidade, como o Centro de Vitória, a Reta da Penha e a avenida Carlos Lindenberg. O modelo, de acordo com o governo, permitirá uma melhoria imediata da fluidez do trânsito nessas regiões. Outros 70km de BRT devem ser postos em operação até 2018.
Colômbia
O Fórum contou com a participação, também, dos colombianos Iédice Telo e Roberto González, que vieram mostrar as experiências bem sucedidas do Sistema BRT na cidade de Cali. Diretor da Metro Cali, da Colômbia, Gonzalez apresentou o conjunto de tecnologias usadas naquele país e que permitem o sucesso do sistema. “Nosso sistema de controle passa por cinco etapas fundamentais para o serviço: planejamento, despacho, gestão de frota, informação dos passageiros e estatística”, enumerou, completando em seguida. “Trabalhamos com um conjunto de tecnologias que só funcionam porque elas se integram”.

Fonte: Gazeta on Line



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