sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Eclusas

Seguindo em nosso bloco de informações sobre Transporte e Multimodalidade, vamos seguir no Modal Hidroviário – Fluvial. Esta é uma outra opção existente, porém pouco utilizada. Para ele, existem diversos nomes (todos sinônimos), como via navegável, caminho fluvial, caminho marítimo, aquavia ou mais conhecida como hidrovia.
fluvial Mas o que são as hidrovias? Hidrovias são caminhos pré determinados para o tráfego aquático. É muito utilizado para realizar transporte em grandes quantidades e em longa distância, principalmente por ser mais barato que ferrovia (países desenvolvidos). Mas este meio de transporte não é muito utilizado aqui no Brasil, mesmo havendo grandes bacias hidrográficas e isso se deve pelas rodovias construídas com o intuito de baratear o custo do transporte, inviabilizando um pouco o uso do modal fluvial.
Nosso país possui aproximadamente 4.000km de costas navegáveis e milhares e milhares de quilômetros de rios. O Brasil é a 10ª economia mundial mas ocupa apenas o 65º lugar em competitividade de exportação. Em parte, isso ocorre devido ao sistema de transporte mal planejado e a falta da multimodalidade. As vantagens de se usar a hidrovia como meio de transporte são bem visíveis: para cada tonelada de soja transportada, gastam-se US$ 8,00 na hidrovia, US$ 16,00 na ferrovia e de US$ 30,00 na rodovia. Estas medidas valem para praticamente todos os produtos. Além disso as embarcações não tem a mesma frequência de desgaste e acidentes, como nas rodovias. No Brasil, as hidrovias não movimentam nem 1% do
total de cargas transportadas. Cerca de 43 mil km de rios são navegáveis mas somente 10 mil são utilizados.Vamos conhecer estas hidrovias e quais suas características principais:
  1. Hidrovia Taguari-Guaíba: com relação à carga transportada, esta é considerada a principal hidrovia, possuindo inclusive terminais que ajudam no transbordo de cargas.
  2. Hidrovia do Madeira: Afluente do rio Amazonas, o rio Madeira possui 1.056km de extensão e esta hidrovia ainda possibilita a navegação noturna.
  3. Hidrovia São Francisco: É a opção mais econômica de ligar o centro-oeste e o nordeste, possuindo cerca de 1.371km navegáveis. É importante reforçar que o rio São Francisco é considerado destaque no transporte aquático nacional.
  4. Hidrovia Tietê-Paraná: Pois é gente, o mesmo rio que é extremamente poluído aqui em São Paulo, no interior é super limpo e perfeito para navegação, lazer e pesca. Ele possui 1.250km de extensão sendo 450km no tio Tietê e 800km no rio Paraná.  É um grande gerador de energia elétrica e que trouxe o progresso, mas não é tão navegável quanto os demais.
  5. Hidrovia Araguaio-Tocantins: durante as cheias, o rio Tocantins passa a ficar com 1.900km e o Araguaia fica com 1.100km. O rio Tocantins no estado do Pará, no trecho que se estende desde o sopé da barragem até a sua foz, em uma extensão de 250km, é navegado por classe diferente de embarcação, de maior porte.
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Mas por que a hidrovia não funciona direito no Brasil? Infelizmente nossa frota é muito antiga,  a falta de oferta e regularidade é muito grande além de não haver muito espaço nos estaleiros nacionais. Como podemos imaginar também, as leis são bem incompletas, o que torna o processo mais burocrático, causando um descrédito sobre a capacidade e eficiência das hidrovias.
Características importantes do transporte hidroviário:
  1. Produtos típicos transportados: granéis (baixo valor agregado) e não perecíveis;
  2. Baixo custo de transporte, quando em grande quantidade;
  3. Mais seguro;
  4. Eficiência na carga e descarga;
  5. Necessidade complementar de transporte (Ex: do Rio Tietê para o Porto de Santos;
  6. Risco de acidente das embarcações;
  7. Os caminhos da hidrovia já foram desenhados pela natureza;
  8. Tamanho do comboio a ser analisado – transposição de canais e eclusas, desmembramento e gabarito;
  9. Utilizado mais através de serviço com terceiros do que com serviços próprios;
  10. Poluição ao meio ambiente – além das embarcações acabarem poluindo muito, a construção de eclusas faz com que o ecossistema seja alterado – entretanto ele é o menos poluente;
  11. Privatização das UHE (Usinas Hidrelétricas) – regularização da vazão;
  12. Sinalização, calado e percurso noturno;
  13. Não abrange o país inteiro
Características desejáveis para este modal:
  1. Realização de tratamentos da água dos rios e lagos;
  2. Boa manobrabilidade;
  3. Ampla visibilidade;
  4. Em casos de necessidade, recursos para desencalhe.
Cenário Mundial
  • 11% da demanda do transporte de cargas da Europa Ocidental é feita através de vias navegáveis;
  • Na Europa, mais de 400 milhões de toneladas de produtos são transportados anualmente em mais de 26 mil km de hidrovias.
  • Nos EUA, mais de 1,5 bilhões de toneladas de produto são transportados anualmente nos mesmos 40 mil km de hidrovias que o Brasil possui.
Eclusas
A eclusa é uma obra de engenharia que faz com que em uma construção seja possível que barcos subam o desçam os rios/mares em locais onde há desníveis (corredeiras ou quedas d´agua). No Brasil, temos aproximadamente 18 eclusas em quase todas as regiões do Brasil.

FONTE: http://www.logisticanaveia.com.br/tag/eclusa/

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