sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ONDA DE TERCEIRIZAÇÃO ATINGE TODA CAMADA LOGÍSTICA

O Transporte de mercadorias bens e serviços tem passado nos últimos anos por um acelerado processo de terceirização, milhares de pequenas e médias empresas apareceram nos últimos anos, foram gerados empregos, mas ao mesmo tempo criou-se uma camada de dependência muito grande, pois o serviço antes administrado por uma única empresa e por uma única filosofia passou a ter muitas filosofias diferentes, ouve então uma ramificação da estruturas gerenciais das grandes empresas que criou gerencias especificas para cada area. Isso nos leva a um ponto que devemos refletir até que ponto terceirizar é benefico para cada empresa e o quanto essa separação toda atinge a rede de distribuição, vejamos a seguir uma definição da terceirização dada pela enciclopédia wikipédia:
A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar muito com essa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades-meio.
Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.
O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.
O que não se deve terceirizar? Bom,o princípio básico é que não se terceirize a sua atividade-fim. Sendo assim, uma organização que desconhece a si mesma, em um processo de terceirização, corre sério risco de perder sua identidade e principalmente o seu diferencial competitivo. Mesmo na atividade-meio, só é permitido terceirizar quando não houver subordinação hierárquica, ou seja, locação de mão de obra é ilegal.
A atividade-fim de uma empresa é a razão de existir dessa empresa. Dentro do serviço público, têm-se exemplos de terceirizações satisfatórias, como é o caso dos serviços de limpeza. Neste caso, a terceirização é indicada pois a atividade-fim do serviço público não é a limpeza de seu patrimônio.
Para amenizar os problemas causados pela terceirização, estão sendo criadas por empresas de software algumas soluções de sistemas informatizados para promover de forma mais eficaz o controle e a gestão da mão-de-obra terceirizada, sendo uma importante ferramenta para o departamento de recursos humanos das empresas que praticam a terceirização.
No transporte além do planejamento é necessário conhecer a estrutura e qualidade dos serviços prestados pelo contratado, o retorno de informações e o atendimento.
A maioria destes prestadores de serviços não apresentam níveis de serviços confiáveis, e dentro de sua estrutura utilizam terceiros também.
As parcerias são necessárias e temos que entender que não podemos aliar-nos com parceiros mais fracos que nossa organização, eles devem ter uma qualidade superior.
Precisamos fortalecer a corrente e não enfraquecê-la!  
hora de se partir para esse modelo de terceirização, tais como:
? Qual a importância da Logística para o negócio?
? Qual o nível de serviço eu pretendo ter com os meus clientes?
? Qual a previsibilidade e a sazonalidade da minha indústria?
? O que é melhor administrável custos fixos (área própria) ou variáveis(contratos com terceiros)?
? Como a minha empresa está hoje em relação às melhores práticas de SCM praticadas hoje em dia?
? Minha empresa tem recursos ( Financeiros, Pessoas, Conhecimento) para tocar essa área e sempre se atualizar?
? Qual seria o Custo total de uma área logística interna (pessoas, processos, tecnologia, equipamentos e outros)?

Depois de toda essa analise pode se chegar a conclusão que é mais estratégico se verticalizar ou se terceirizar a logística da empresa. Porém, não acaba por ai, pois todas essas informações devem agora compor como será essa operação:
? Vou terceirizar o que? (Expedição, Roteirização, Transporte, Armazenagem, Movimentação, Distribuição, Recolocação de Produtos no Ponto de venda, Manutenção e etc..)
? Irei usar as minhas instalações ou as do operador logístico?
? Vou trabalha com contratos ou spots do mercado?
? Quais serão as responsabilidades e autonomias do departamento de Logística da empresa ?
? Qual o perfil das empresas que eu quero que me atenda? Irei fazer um processo de seleção baseados em RFI´s e RFP´s?
? Com quantos fornecedores diferentes eu quero trabalhar?
? Quais serão os meus KPI´s de logística? 
A terceirização da logística é uma ótima solução caso sua empresa não disponha de estrutura adequada e experiência para desenvolvê-la, ou se a logística não fizer parte do seu core business. A operação logística é parte integrante do Supply Chain Management.
 
Um levantamento realizado pela Aslog (Associação Brasileira de Logística) traçou o atual panorama do segmento de logística no País.“a análise foi executada com o objetivo de identificar os parâmetros que envolvem a contratação de operadores logísticos”.

Com isso, foi verificado que a terceirização dos serviços neste segmento é uma prática bastante comum no País. De acordo com o Sindiprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo), mais de 86% das empresas brasileiras têm utilizado esta modalidade na contratação de diversos tipos serviços.

 Com relação à logística, segundo o estudo da Aslog, 41% das empresas terceirizam parcialmente o serviço com foco em transporte. Outros 28% realizam a prática com a estratégia voltada para a logística. Além disso, 20% das corporações terceirizam totalmente o serviço. A pesquisa também destaca que outros 8% pretendem atuar com operação própria e 3% ainda não definiram uma estratégia.
Cada empresa investe naquilo que é o coração da companhia, no que apenas ela sabe fazer. Muitos setores da indústria sabe fazer logística, mas se uma organização precisa crescer a curto prazo é mais vantajoso terceirizar a operação, pesquisa realizada pela Aslog também verificou que o custo logístico representa de 2 a 5% sobre o faturamento de 37% das empresas entrevistadas. Para 25% delas o valor é de 5 a 8%. Além disso, 79% das corporações criaram um departamento específico para gerenciar as atividades logísticas.

Quanto aos critérios de escolha de um operador logístico, as empresas – com a opção de escolher mais de um item – indicaram que o preço é o diferencial para 87% das companhias. Experiência, tecnologia, histórico de desempenho, qualidade de pessoal, saúde financeira e portfólio receberam, respectivamente, 66%, 44%, 30%, 26%, 20% e 15%.

Em relação ao processo para a tomada desta decisão, 56% dos entrevistados indicaram que realizam um processo de levantamento de dados e cotações; 41% fazem uma simples cotação e comparativo de preços; e 3% seguem indicações de outras empresas.
Quando o assunto são os serviços terceirizados, a distribuição de produtos acabados representa 84% das operações, seguida pelo despacho aduaneiro (66%), coleta e transporte de insumos produtivos (64%), transferências entre centros de distribuição e fábricas (62%), armazenagem externa (46%) e logística reversa (38%). Neste quesito, os entrevistados puderam selecionar mais de uma opção.

A análise também verificou as deficiências dos operadores logísticos do ponto de vista da empresa contratante. Para 56% das companhias, não há projetos de melhoria continuada. Outras questões como a comunicação (48%), as informações de desempenho (48%), o nível de serviço constante e adequado às necessidades da empresa (38%) e o uso de ferramentas tecnológicas (36%) foram apontadas pelos executivos que participaram do levantamento.

Com tantos aspectos abordados no estudo, a entidade acredita que “a pesquisa é de suma importância para o setor pois, por meio dela, é ´possível acompanhar as necessidades, a relação e as tendências de mercado”.

O estudo – que deve continuar sendo realizado nos próximos anos - contou com a colaboração de aproximadamente 60 companhias de diversas áreas de atuação. O levantamento completo pode ser acessado no site da entidade: www.aslog.org.br 

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